
Hoje será dado inicio o Campeonato Brasileiro de Futebol 2009.
Campeonato que promete ser o mais empolgante e o melhor dos últimos tempos desde 2003, ano em que foi implantado o sistema por pontos corridos.
O fato pelo qual o campeonato deste ano esta tão badalado se dá pela volta e permanência de atletas de alto nível em nosso pais.
Ronaldo, Adriano, Fred, Thiago Neves, D’Alessandro e Maxi Lopes, astros que foram vendido muito cedo ao futebol europeu estão de volta ou tentando vida nova por aqui, cada um por motivo próprio. A crise econômica pela qual o mundo inteiro está passando, sofre também influência no mundo da bola, os grandes clubes europeus fecharam o cofre e para muitos já está sendo difícil manter seu elenco. Com isso, jogadores de alto nível revelados aqui, não estão sendo tão procurados por clubes estrangeiros e assim, podem permanecer no país. Assim, podemos curtir um pouco mais craques como, Hernanes, Ramirez, Kleber, Keirrison, Juan, Nilmar e Léo Moura, jogadores que vem sendo cobiçados constantemente por grandes clubes estrangeiros ficam e somado com os craques acima, melhora o nível do espetáculo.
Os torcedores brasileiros estavam tento que se contentar com a “sobra” dos grandes atletas brasileiros em seu campeonato, devido a isto a média de publico vinha caindo de anos pra cá, digamos que o torcedor preferia assistir os craques brasileiros em campeonatos estrangeiros pela TV ao ir ao estádio e apoiar o clube do coração ou simplesmente o bom futebol, algo que realmente vem sendo duro de acompanhar, basta um jogador se destacar e em menos de quatro meses já está sendo negociado para fora do país.
Apesar de não gostarmos e criticarmos essas atitudes, devemos também tentar entender a realidade do futebol brasileiro. Os clubes brasileiros possuem dividas incalculáveis, se vendo em situações complicadas e apertadas, assim, tem como a melhor opção o mercado de atletas. O qual trás um retorno alto e rápido aos cofres dos clubes.
Certos Clubes Brasileiros já admitem isso e vivem dentro da realidade. Clubes como Botafogo que reduziu a folha de salário para evitar o crescimento de dividas e o Internacional de Porto Alegre, que não esconde de ninguém que é preciso vender um ou dois jogadores por temporada para poder manter sua estrutura e pagar suas despesas.
A realidade é dura, com a crise à solta, a venda de jogadores diminui consideravelmente, o que é bom para o torcedor, que pode voltar a acompanhar um futebol de alto nível, mas que sem duvida pode se tornar um problema aos cofres dos clubes, que sem dinheiro se afundam em dividas. Agora, só nos resta esperar uma atitude de nossos Cartolas que possa contornar essa situação e devolver ao povo brasileiro, o futebol penta campeão do mundo que muitos só tiveram a chance de acompanhar pela TV.
(foto tirada da internet)
Boa Brunin, parabens pela iniciativa :D
ResponderExcluirque venha o brasileiro e o verdao seja PENTA !!! hahah
abraço
baldi